Mesa Redonda: Novo Ensino Médio (NEM) e a Base Nacional Curricular (BNC) de Formação de professores: retrocessos da lógica empresarial

No dia 25/05/23, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas IV, estiveram reunidas as licenciaturas da UFG para acompanharem a realização da “Mesa Redonda: Novo Ensino Médio (NEM) e a Base Nacional Curricular (BNC) de Formação de professores: retrocessos da lógica empresarial”, que abordou uma diversidade de elementos para reflexão e discussão propositiva no que se refere ao futuro da educação brasileira. Participaram do evento 63 pessoas, sendo 53 estudantes da UFG, oito docentes da UFG e dois docentes da Educação Básica.


Com a mediação do Prof. Dr. Jhonny D. Echalar, da FE/UFG, e representante do Comitê Goiano pela Revogação do NEM, as convidadas Profa. Dra. Mad Ana Castro do IFG e do Comitê Goiano pela Revogação do NEM e Profa. Dra. Priscilla Ximenes da FE/UFG e da ANFOPE/GO apresentaram um breve histórico do processo de implementação do NEM e da BNC de formação de professores.

Em suas falas foram pontuados os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da BNC-Formação na tentativa de precarização do currículo e do trabalho docente sob a lógica do capital e das políticas neoliberais. Ao final, houve interação com o público participante, que na mesma linha manifestaram preocupações e lançaram questionamentos sobre o futuro da educação em nosso país.

NEM e BNC-Formação

 

 

 

4

Auditório do ICB IV

3

Convidadas fazendo uso de seu tempo de fala incial para expor os fuindamentos das duas políticas

1Coordenação da LCBio e integrantes da mesa redonda.