Ações vinculadas ao Fórum

O Fórum de Licenciatura da Universidade Federal de Goiás (UFG), enquanto Programa de Extensão, visa articular projetos e ações de extensão que versam sobre as questões que impactam os cursos de licenciatura da UFG e o trabalho docente, as relações de ensino-aprendizagem, as gestões escolares e demais vertentes possíveis e pertinentes à Educação Básica. Convém ressaltar que os projetos e ações foram constituídos por membros ativos do Fórum de Licenciatura em distintos cursos de graduação e pós-graduação, bem como suas unidades acadêmicas e que serão expandidas com a adesão de outras ações extensionistas durante seu período de vigência.

Objetivo geral:
Viabilizar um Programa de Extensão que articule as ações e projetos de extensão de discuta a formação de professores e a Educação básica de modo a contribuir com encaminhamentos de cunho crítico e emancipatório aos envolvidos.

Objetivos específicos:
- Constituir de projetos de ensino, pesquisa e extensão sobre as questões atinentes à formação de professores e à educação básica.
- Organizar eventos que versem sobre as políticas pública e contextos de atuação profissional atinentes às licenciaturas e ao trabalho docente.
- Pesquisar a formação de professores no âmbito das licenciaturas da UFG.
- Pesquisar a educação básica goiana.
- Elaborar notas explicativas à sociedade civil e aos/com colegas professores da educação básica dos impactos dos contextos políticos e pedagógicos sobre o trabalho docente e aos processos de ensino-aprendizagem.
- Construir ações formativas que tomem as instituições formativas e suas relações como elemento de problematização sociohistórica, filosófica, conceitual e político.